top of page

AIPA Guarda Mirim inicia o calendário de aprendizagem e fortalecimento de vínculos

A AIPA (Associação Itapirense de Preparo do Adolescente) Guarda Mirim iniciou nesta semana os trabalhos de aprendizagem com as novas turmas de jovens que durante períodos de 3 meses, 6 meses e 1 ano farão parte de várias oficinas e cursos oferecidos gratuitamente aos jovens com idade a partir dos 15 anos. A instituição é administrada pelo companheiro leão e presidente, Salvador José Bacchin, e membros dos Lions Clube de Itapira.

As primeiras turmas que retornaram para as atividades fazem parte do CETA (Centro de Educação e Treinamento do Aprendiz) Avançado, o que somam mais de 180 jovens que estão inseridos nas empresas, comércios e em consultórios médicos e odontológicos. Eles fazem parte do programa de aprendizagem com diversos cursos aprovados pela Secretaria de Trabalho, vinculado ao Ministério da Economia.

Além dos jovens que já são aprendizes nas empresas, a entidade também trabalha com jovens que serão encaminhados ao mercado de trabalho e oferece vários cursos e oficinas para cada grupo formado. No total, iniciaram na entidade mais de 170 jovens que estarão participando das atividades realizadas antes de serem encaminhadas ao mercado.

Os grupos de oficinas e cursos oferecidos são: FAVO (Fortalecendo os Aprendizes com Vínculos e Orientações da AIPA) – esse projeto atende 40 jovens divididos em dois períodos, manhã e tarde. Durante um período maior de permanência, os jovens participam de diversas atividades como: Artes Cênicas, Música, Dança, Mundo da Leitura, Uma Informática Diferente (com jogos educativos, digitação, entre outros); Grupos de Convivência; Solidariedade em foco; Cinema e Arte, entre outros.

Dentro do CETA Básico e Intermediário, os jovens participam de diversas atividades e oficinas voltadas ao mundo do trabalho, entre elas: Informática completa; Comunicação Empresarial & Leitura; Marketing Pessoal; Atendimento ao Cliente; Números e Empresas; Comportamento no Trabalho; Ser voluntário; Entrevistas, entre outros. Para esse grupo, mais de 80 jovens estão fazendo parte das atividades.

A outra novidade implantada pelo setor pedagógico no ano passado foi o desenvolvimento de um curso mais rápido e voltado para os jovens, mais velhos, com idade a partir dos 17 anos, com idade máxima de 22 anos. Nesse curso, a equipe técnica pedagógica faz um levantamento do conhecimento dos jovens, verifica se têm cursos técnicos ou se estão fazendo uma faculdade e até mesmo se têm outros cursos, após todo esse trabalho, eles são inseridos no T&D (Treinamento e Desenvolvimento). Nesse início de ano, mais de 40 jovens farão parte das atividades.

O T&D também trabalha com os conteúdos do CETA Básico e Intermediário, porém, com uma carga horária mais reduzida, por se tratar de jovens que já tenham alguma bagagem de cursos em seu currículo.

Os jovens que passam pelo CETA e T&D após o término do curso, passam a frequentar a entidade uma vez por mês, onde nesse encontro sempre é realizado um levantamento de

temas a serem trabalhados e até mesmo saber quais dificuldades possam estar encontrando na hora de fazer uma entrevista.

Mais informações sobre os trabalhos da Guarda Mirim pelos telefones 3863-0341 ou 3863-1944


Posts Recentes
bottom of page