Guarda Mirim se prepara para a 9a. edição de sua Gincana em comemoração aos 57 anos da Guarda Mirim

Neste ano o tema elaborado pela equipe pedagógica foi: “ 57 anos de Guarda Mirim...se reinventando no mundo virtual”

Buscando se reinventar a cada ano e agora, com mais um desafio pela frente que é desenvolver os trabalhos à distância, a equipe pedagógica, social e psicológica se reuniu para traçar os trabalhos do mês de maio e como a entidade comemorou idade nova nesse mês, a equipe decidiu realizar sua tradicional gincana. A diretoria, comandada pelo sócio voluntário do Lions Clube de Itapira, Salvador José Bacchin abraçou a causa com muita alegria e também motivado, afinal são 57 anos de história, dos quais, há mais de 40 anos, o Lions tem desempenhado um papel fundamental na entidade.

De acordo com a coordenação pedagógica e sua equipe, Valéria D. C Bueno, Altemir Poli, Melissa Lantim, Letícia Marchioreto e Ramon Vilela Sartorelli, “a realização da gincana virtual será uma novidade para todos nós. Realizaremos as atividades pela plataforma Meet e envolveremos neste ano, apenas os jovens do grupo de Fortalecimento de Vínculos. A ideia é trabalhar a cooperação, integração e solidariedade. As atividades serão realizadas sempre as quartas e sextas-ferias”. A assistente social, responsável pelo grupo de Fortalecimento de Vínculos, Mara Rúbia Frazão, também acrescenta que além de envolver os jovens nas atividades propostas pelo setor pedagógico, “realizaremos também uma campanha para arrecadação de alimentos e agasalhos que serão destinados para as famílias de jovens que passam por alguma dificuldade e conforme o que for arrecadado, também estaremos doando para alguma outra instituição da cidade”.

Em 2020, a gincana não pode ser realizada, pois devido a pandemia, a equipe estava afastada. Neste ano, como a equipe está trabalhando normalmente foi possível a realização dessa atividade.

O tema proposto pela equipe é: “ 57 anos de Guarda Mirim...se reinventando no mundo virtual”. A ideia do tema é lincar a história da entidade com o mundo virtual e como a entidade vem sobrevivendo nesses novos tempos. Para o presidente da entidade, Salvador José Bacchin, “a Guarda Mirim é uma entidade com muita história para contar. Ao longo de seus 57 anos, já encaminhou ao mercado mais de 20 mil jovens e é importante nesse mês, mesmo à distância, realizarmos essas atividades lúdicas com nossos jovens”, revela.

Programação da 9a. Gincana Virtual

*Quarta-feira, dia 5 de maio – 14h30 - abertura oficial - Hino Nacional (resgatar o patriotismo)

Tarefa: Criação do Grito de Guerra envolvendo o nome da Guarda Mirim. Tempo : 3 minutos e apresentação pelo meet

*Sexta-feira, dia 7 de maio14h30 - Jogos online (raciocínio rápido, estratégias de jogo). A importância de pensar e traçar suas estratégias.


Quarta-feira, dia 12 de maio – 14h30 – Soletrando. A importância de saber como se escreve as palavras e como devemos nos preocupar com a escrita no dia a dia no mercado de trabalho. Raciocínio rápido.

Sexta-feira, dia 14 de maio – 14h30 - Qual é a música? Resposta rápida e ampliar o conhecimento cultural dos jovens com músicas de vários gêneros. Após a a resposta é importante relatar algum fato histórico da música, seu compositor, etc.


Quarta-feira, dia 19 de maio14h30 - Corrida do Saco. Os jovens devem agir de forma rápida, quando for solicitado a execução de uma tarefa. Raciocínio rápido. Caso o jovem não tenha um saco para utilizar na tarefa deverá pensar de forma rápida em como improvisar e achar outro objetivo para a execução da tarefa. Exemplo, não tem o objeto solicitado, mas improvisou e trouxe uma corda ou pano que dará para amarrar nas pernas.

Sexta-feira, dia 21 de maio - 14h30 -Criação de um avatar (lincando com a história da Guarda Mirim) Os jovens devem abusar da criatividade e criar um avatar trazendo um pouco a história da Guarda Mirim, seja na roupa ou em algum outro detalhe.


Quarta-feira, dia 26 de maio – 14h30 - Criação de um Poema com o título: “Escrevendo a minha história”, Criação de uma música com o tema: “Sou jovem” e Criação do Mascote Guarda Mirim. Essa atividade tem como objetivo fazer com que o jovem possa ousar em sua criatividade.

Sexta-feira, dia 28 de maio – 14h30 - Enviar um vídeo onde sua família conta um “Momento feliz com você”. Importância do vínculo familiar e fazer um resgate histórico de algum momento feliz em que passou com o jovem.


Arrecadação de alimentos e agasalhos será aberto para a comunidade

Durante o mês de maio, a entidade realizará uma campanha para Arrecadação de Alimentos e Agasalhos que também traz um tema especial: “Alimente a quem precisa e aqueça nesse inverno. Seja solidário você também!” Todos os jovens e toda a comunidade itapirense quepuder ajudar, basta entrar em contato com a entidade pelos telefones (19) 3863-0341 ou 3863-1944 ou ainda pelo wathsapp do social (19) 9-9381-3533 para solicitar que a entidade retire os alimentos ou agasalhos, ou então, levar até a entidade, situada à Rua Firmino Vieira da Silva Campos, 155








Posts Recentes