Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

Regulamentado pela Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Resolução nº 109/2009) e pela Resolução CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social) nº 01/2013, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) integra a Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social - SUAS.

Ele possui um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários. É um serviço realizado em grupo, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários.

Sabendo sobre a importância do conviver em grupo e assim fortalecer os vínculos entre entidade, jovens e familiares, a Associação Itapirense de Preparo do Adolescente- AIPA Guarda Mirim tem desenvolvido o SCFV em parceiria com a Prefeitura Municipal de Itapira, desde o ano de 2018, nomeando o serviço como “ESPAÇO CRESCER”. O programa atende jovens e adolescentes dos 15 aos 17 anos e ao longo desses anos, tem fortalecido a convivência familiar e comunitária por meio de ações centradas no fortalecimento da autoestima, do protagonismo, dos laços de solidariedade e dos sentimentos de pertença e coletividade.

 

Atividades e ações desenvolvidas no SCFV:

· Ações Intergeracionais;

· Atividades dirigidas com jogos educativos;

· Atividades lúdicas;

· Comemorações festivas;

· Encontros com as famílias e palestrantes;

· Estudos do meio ambiente;

· Gincana Cultural / social;

· Grupos de reflexões;

· Grupos de reflexões para trabalhar temas voltados para cidadania;

· Inclusão digital;

· Oficina de Artes;

· Oficina de cinema;

· Participação em campanhas e prevenção a doenças junto à vigilância epidemiológica;

· Práticas desportivas;

· Vivências de valores na educação.